quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A turma.

Turma Prof. Jean Berg Alves da Silva
Medicina Veterinária 2010.2 – UFERSA
Aula da Saudade
Discurso de Abertura


A última aula. A última, de tantas. E foram muitas, vocês todos sabem. Algumas não suportávamos, desculpem-nos os professores. Outras esperávamos durante toda a semana. Com o tempo percebemos que todas as aulas acabaram por nos ajudar e foram obviamente indispensáveis para que pudéssemos nos dizer, hoje, médicos veterinários. Mas esta é diferente. E a diferença é justamente o que, tenho certeza, não queríamos.
Nesta aula não quisemos chegar atrasados nem pediremos aos professores para sair mais cedo. Não estamos somente de corpo-presente, nem obcecados por absorver a maior quantidade de conhecimento que pudermos. Hoje queremos acima de tudo sentir. Sentir a presença, o carinho, o companheirismo. Sentir da maneira mais intensa tudo isto que nos acompanhou durante toda essa trajetória, para enfim sentirmos saudades. Ah... Aula da Saudade. Só nós sabemos o quanto iremos sentir.
Não podemos negar que sentiremos mais saudades das menores coisas. Os telefonemas de última hora para descobrir onde realmente seria a aula, não é Laris? As companhias nos momentos de preguiça, quando deixávamos as obrigações pra última hora, não é Adriene? Os muitos centavos emprestados pra cada lado. E as horas e horas de estudo, madrugadas adentro nos laboratórios, Rociene? Os estresses de Patrícia, as teimosias de Wanessa, as graças de Ederson, as impertinências de Rachiel. E os cadernos de Clarissa? Nos salvaram muitas vezes! É disso que sentiremos mais falta. De ter companhia pra estudo e farra, choro e alegria, pra o que der e vier, a qualquer hora, em qualquer lugar.
Depois desta aula não teremos mais dever de casa. Mas pensando melhor, talvez tenhamos o maior dever de casa que já recebemos em toda nossa vida. Não teremos mais os professores para corrigir e dar notas aos nossos afazeres. Não teremos mais os colegas para comparar os trabalhos antes de terminar e, por que não, dar aquela pescadinha. Aqui marcamos o momento em que vamos sair da aula e entrar na vida real. Será duro sem todos vocês, mas também aprendemos a nos virar sozinhos. E queremos matar de orgulho vocês professores, e vocês amigos.
A saudade sempre vai doer. Mas ela nos fará perceber o quanto foi bom. O quanto fomos felizes e o quanto devemos a todos. Essa é nossa última aula, mas isso não nos fará deixar de ser uma turma, uma família, pois isso, ah... isso nunca deixaremos de ser.

Sávio Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário